quarta-feira, 3 de junho de 2009

FESTAS JUNINAS



Oiii amigossss, que saudades!!!

Estão chegando as festas juninas...Ai que delícia..Que tempo bom quando eu era criança e adorava dançar quadrilha na escola...E todo ano eu queria ser coroada a Rainha da Pipoca! rsrsrsr

Aqui em Minas é tradição, nas escolas, nos bairros, sempre tem quadrilha! Durante o mês de junho, as bandeirinhas que festejam os santos mais populares aparecem nas por todo lado colorindo as cidades de Minas e também de todo o Brasil e prometendo festas animadas com quadrilha, música caipira, jogos, brincadeiras e muita comida gostosa. Mas pena que o que estamos vendo, principalmente nas grandes cidades, é a redução dos festejos e brincadeiras e o aumento de festas que se resumem à venda de comidas típicas. Assim, um período que deveria ser marcado por um grande gasto energético através das danças das quadrilhas e de outras brincadeiras como subir no 'pau de sebo', pular a fogueira, passa a ser apenas um período de grande consumo calórico...

Irresistíveis

Não há nada de mau em comer paçoca e pé-de-moleque, desde que estes não sejam o seu único feito durante a festa. As comidas típicas das festas juninas são todas muito calóricas, mas, ao mesmo tempo, são irresistíveis. A base destes pratos, o amendoim, contém cerca de 625 calorias em 100g. Uma opção gostosa e menos calórica seria consumir o milho. Servido cozido no pão de milho e no curau são opções com menor valor calórico do que a pamonha, por exemplo, e tão gostosas quanto.

Receitas light

Há também a possibilidade de alterar as receitas que serão servidas durante os festejos juninos, tornando-as menos calóricas, sem lhes tirar o sabor. Medidas simples como trocar o leite integral pelo desnatado, a manteiga pela margarina light sem gordura hidrogenada, e o açúcar pela versão light ou pelo adoçante de forno e fogão contribuem com esse objetivo.
Na impossibilidade de um cardápio light, podemos dar preferência aos alimentos à base de milho, ao invés dos que são feitos à base de amendoim. Dançar muita quadrilha e forró, sem medo de ser feliz, também favorece o gasto calórico. Abaixo algumas receitas típicas das guloseimas juninas que podem ser preparadas, priorizando a ingestão de menos calorias. O que estou sugerindo não compromete o sabor dos pratos. É preparar e conferir.

Pãozinho Salgado de Milho

Valor calórico: 175 calorias - porção de 100g

Ingredientes: 2 ovos 1 colher (sopa) de margarina light (15g) 1 xícara (chá) de leite desnatado (200ml) 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180g) 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g) 1 colher (sopa) de salsa picada 1 colher (sopa) de cebolinha picada 1 colher (sopa) de orégano 1 colher (chá) de sal 100g de peito de peru defumado em cubinhos 1 xícara (chá) rasa de milho verde em lata, escorrido (150g) 100 gramas de mussarela light em cubinhos

Modo de preparo:

Coloque em uma batedeira os ovos, a margarina, o leite e a farinha de trigo e bata até a massa ficar consistente. Retire e adicione o fermento em pó, a salsa, a cebolinha verde, o orégano e o sal. Mexa novamente e acrescente o peru defumado, o milho verde e a mussarela. Coloque em forminhas de papel médias. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos ou até dourar.



Valor calórico: 165 calorias - porção de 100g

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de milho verde (400g) 1 xícara (chá) de açúcar (200g) 2 xícaras de chá de leite desnatado (400ml) 4 colheres (sopa) farinha de trigo (80g) 4 colheres (sopa) queijo minas ralado (40g) 4 ovos 2 colheres (sopa) margarina light (30g) 1 colher (sopa) fermento em pó (10g)

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje esta mistura numa assadeira média untada e enfarinhada. Asse em forno moderado até que esteja dourado.

Doce de Abóbora

Valor calórico 60 calorias - porção de 100g

Ingredientes:

1 kg de abóbora madura, descascada, cortada em cubinhos 5 cravos da índia 2 canelas em pau 3 xícaras (chá) água (600ml) 1 xícara (chá) açúcar (200g) 1 colher (chá) suco de limão (20g)

Modo de Preparo (compota):

Em uma panela, coloque a abóbora, a água, o suco de limão, o açúcar, os cravos e as canelas. Leve ao fogo até cozinhar a abóbora, sem desmanchá-la (40min). Deixe esfriar e sirva gelado.

Modo de Preparo 2: (para corte)

Descasque a abóbora, corte-a em pedaços e coloque em uma panela. Adicione a água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos até que esteja bem macia. Assim que estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador. Em seguida, coloque a mistura em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo. Tampe parcialmente a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre até que o doce esteja soltando do fundo da panela. (Opção) Antes de açucarar, junte o coco ralado (200g), misture e retire do fogo. Despeje o doce em uma assadeira untada e deixe esfriar. Em seguida, corte em quadradinhos.

Valor calórico: 120 calorias - porção de 100g

Curau

Valor calórico: 105 calorias - porção 100g

Ingredientes:

10 espigas médias de milho verde (3kg) 2 litros de leite desnatado 3 xícaras (chá) açúcar (600g) 1 pitada de sal canela em pó a gosto

Modo de Preparo:

Limpe as espigas de milho, lave-as e rale com um ralador não muito fino. Com cuidado, raspe os sabugos com a ajuda de uma colher e misture com o milho ralado. Coloque a massa em uma tigela grande e adicione 1 litro de leite. Coe a massa em um pano e aperte bem. Adicione o leite restante, aos poucos; vá apertando a massa com vigor. Se o caldo coado ainda estiver saindo bem amarelo, junte um pouco mais de leite e continue espremendo. Em uma panela grande, despeje o caldo de milho e acrescente o açúcar e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.

Pé-de-Moleque

Calor calórico: 110 calorias- porção de 50g

Ingredientes:

3 xícaras (chá) leite desnatado (200ml) 1 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) margarina light (15g) 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (10g) 1 xícara (chá) de amendoim (150g)

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o bicarbonato de sódio e leve ao fogo. Reduza o fogo e deixe ferver por 1 hora e meia, mexendo sempre, até formar uma calda grossa. Enquanto isso, coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos, mexendo sempre, até que esteja torrado e a pele saindo com facilidade. Para retirar a pele do amendoim, coloque-o em um pano de prato e esfregue. Separe a pele e reserve o amendoim torrado. Retire a calda grossa de leite do fogo e bata bem. Assim que começar a açucarar, coloque o amendoim, misture e despeje em um mármore untado. Corte em forma de losangos e deixe esfriar antes de separá-los. Vamos dançar muito e assim podemos degustar sem culpa estas
delícias!!!

"São João, São João acende a fogueira do meu coração" rsrsrsrs

Beijos azuissssssss ...Com gostinho de milho verde!!!

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