sábado, 8 de novembro de 2008

Câncer de Pele...Proteja-se!




Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem que mais de 120 mil novos casos de câncer de pele devem ser registrados no país até o fim de 2008. Para alertar sobre o tipo de câncer de maior incidência no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou neste sábado (8) a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele.

Médicos fizeram consultas gratuitas em 174 postos espalhados por 22 estados, das 9h às 15h.
Foi importante o comparecimento principalmente daquelas pessoas que têm mais risco, com pele clara, olhos e cabelos claros, com muitas pintas e antecedente familiar da doença. Quanto mais fatores de risco, maior a chance de diagnóstico do câncer de pele.
Nos postos, os especialistas realizaram exames completos da pele e orientaram sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e importância da descoberta precoce da doença. Casos de diagnóstico de câncer serão encaminhados inclusive para cirurgia, sem nenhum custo.
Risco: pessoas com feridas que não cicatrizam ou pintas que mudam de tamanho e de cor devem procurar um dermatologista, pois há uma chance de ser um câncer de pele.


Prevenção


Com medidas simples, é possível prevenir o câncer de pele. O mais importante é a prevenção, mas filtro solar sozinho não resolve. A proteção solar é um conjunto de atitudes. Lembrando que o sol tem efeito cumulativo em nossa pele. Isto quer dizer que o sol que você pegou há vinte anos atrás ainda tem efeito em seu organismo.
É importante usar camisetas e chapéus para proteger a pele e evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.

Saiba mais:

A pele é o maior órgão do corpo humano. É dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Ela é também responsável pela regulação da temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, vitamina D e gordura.

O que é o Câncer da Pele?

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.
O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.

Como fazer para evitar o câncer da pele?

A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

• use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva. (saiba mais sobre filtros solares e FPS)
• use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
• evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
• a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
• procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
• faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

Estas recomendações são especialmente importantes para as pessoas de pele fototipos I e II, as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção.
Quando começar a proteção solar?
Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos . Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.
Sol na medida certa ok????

Beijos azuisss
CON

Um comentário:

zeze disse...

Amiga ,muito certo isso pq agora com o verão aí e este sol muito forte devemos nos proteger muito e é muito bom ver pessoas antenadas no câncer de pele, tôdos os anos surgem mais casos ainda, eu aqui na praia só ando com protetor solar, boné e quando pego praia tbem vou equipada com quarda sol, nunca é demais a proteção e o cuidado com nós mesmos.
beijos azuissssssssss