sábado, 8 de novembro de 2008

Fernanda Montenegro



Acendam-se as luzes, abram-se as cortinas...Aplausos...Com vocês: Fernanda Montenegro!!!
A busca do ser, o desejo de se saber quem é, sempre foi um desafio na vida de Fernanda Montenegro. Talvez, por causa do silêncio profundo que essa busca costuma encontrar como resposta, Fernanda tenha se transformado tantas e tantas vezes ao longo da vida. Provavelmente, por causa dela, tenha optado pela carreira de atriz.

Filmografia - Atriz
2007 - Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá
2006 - A mochila do mascate
2005 - Casa de Areia
2004 - Redentor
2004 - O Outro Lado da Rua
2004 - Olga
2003 - Chão de Estrela
2000 - O Auto da Compadecida
1999 - Gêmeas
1999 - Traição
1999 - Fernanda Montenegro: Arte, Técnica e Talento (curtametragem)
1998 - Central do Brasil
1997 - O Que é Isso, Companheiro?
1994 - Veja Esta Canção
1988 - Fogo e paixão
1985 - A Hora da Estrela
1981 - Eles Não Usam Black-Tie
1978 - Tudo Bem
1976 - Marília e Marina
1973 - Joanna Francesa
1970 - Minha namorada
1965 - A Falecida
1955 - Mãos Sangrentas (dublagem)
Filmografia - Diretor
Prêmios
- Foi indicada ao Oscar de 1999, como melhor atriz, por sua atuação em Central do Brasil.

- Foi indicada ao Globo de Ouro de 1999, como melhor atriz, por sua atuação em Central do Brasil.

- Ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim de 1999, por Central do Brasil.

- No Prêmio Adoro Cinema Brasileiro 2005 por sua participação en o Redentor levou o a categoria de melhor atriz coadjuvante.
Curiosidades
- Fernanda Montenegro nasceu Arlete Pinheiro Esteves da Silva. E pelo casamento, Arlete Pinheiro Monteiro Torres.

- Seu nascimento foi perto de Cascadura, subúrbio do Rio, em 16 de Outubro de 1929. Sua mãe era dona de casa e o pai um excelente operário, com estudos de mecânica. Homem sensível e carinhoso, exerceu grande influência sobre Fernanda e suas duas irmãs. Aos 14, 15 anos, porém, Fernanda, ainda no colégio, inscreveu-se num concurso como locutora na Rádio Ministério da Educação e Cultura.

- Ali Arlete ficou dez anos. Era locutora e atriz de rádio-teatro. Logo, porém, começou a escrever e foi quando, ela própria, inventou o pseudônimo de Fernanda Montenegro.

- Ao lado da Rádio Ministério havia a Faculdade de Direito, onde havia um grupo de teatro amador. Fernanda se ligou a eles. O professor Adauto, ensaiador à moda antiga, gostou da garota e a chamou para uma participação no Teatro Ginástico.

- Em 1953 Fernanda se casou com Fernando Torres, seu colega. Dessa união nasceram dois filhos: Claudio e Fernanda, também atriz. Trabalhando juntos, resolveram em 56 ir para o T.B.C. Iam bastante a S.Paulo e ali participavam também do "Grande Teatro Tupi", às segundas feiras.

- Cinema faz desde 1965, como atriz, quando fez o filme: A Falecida. Antes havia feito dublagem em Mãos Sangrentas (1955). Ainda o famoso Eles Não Usam Black Tie . Esse último levantou prêmios , entre os quais: "O leão de ouro" em Veneza. Por fim Central do Brasil, ganhador de todos os prêmios internacionais, tendo sido Fernanda, indicada como melhor atriz para o "Oscar"

Curiosidades:

Em O amante de madame Vidal, uma enorme barata voadora pousou no palco. Fernanda fez que não viu e correu para o outro lado, mas o inseto foi atrás do vestido esvoaçante como se fosse puxado por um ímã. Ela parou o espetáculo e aplicou uma sonora sapatada na barata. Esperou o fim dos aplausos para retomar a cena.


No final dos anos 70, época de atentados à bomba contra a abertura política, ela e o marido, o ator Fernando Torres, estavam hospedados no apartamento de um amigo em São Paulo. Na hora de dormir, ele apagou a luz e jogou-se na cama. Um segundo depois, uma bala cravou no teto. Em seguida, ouviram o ronco do motor de um carro arrancando na rua. "Foi por um triz. Se Fernando tivesse demorado um instante para deitar, teria sido alvejado na cabeça", conta ela. Durante 20 dias, encenou a peça É..., de Millôr Fernandes, com as luzes da platéia acesas por medida de segurança.

Esta mulher merece de nós todo carinho, respeito e admiração!!!! Concordam??

Beijos azuisss
CON

3 comentários:

Uma Nova Mulher disse...

Esta Mulher é um Ícone no nosso Teatro,Tv,Cinema e Vidas!
Um Exemplo para todas nós.
Parabéns amiga pela escolha.
bjs
Marilia

Carmen Augusta disse...

Grande Fernanda Montenegro!
Boa em tudo que faz.
Como disse a Marília, um exemplo para todas nós.
Soube escolher Con, parabéns!
Beijos,
Carmen Augusta

CON disse...

Que bom que gostaram amigas queridas!!!!
beijos azuis